Observatórios populares: redes que escutam, articulam e transformam a saúde do trabalhador
FORMAÇÃO


🔎 Cuidar da saúde do trabalhador é cuidar do território e de quem faz o país prosperar! Cadastre aqui seu Coletivo e conheça os observatórios populares que escutam, denunciam e constroem caminhos coletivos de resistência e cuidado com quem move o Brasil: trabalhadores e trabalhadoras.
A construção coletiva de saberes e a articulação interterritorial tornam-se, assim, pilares de uma nova forma de vigilância em saúde do trabalhador: crítica, popular e transformadora. A atuação em rede é o que potencializa nosso movimento. Observatórios que nascem em diferentes contextos: urbanos, rurais, pesqueiros, sindicais, universitários, dentre outros, passam a dialogar entre si, trocando metodologias, experiências e estratégias de enfrentamento.
O Fórum Sindical Saúde, Trabalho e Direitos Humanos do DF e Entorno integra essa mobilização ao propor um Observatório Popular em Saúde, Trabalho e Direitos Humanos, voltado à escuta qualificada da classe trabalhadora e à produção de respostas articuladas com sindicatos, movimentos sociais e instituições públicas.
Entre os exemplos já consolidados nessa rede de transformação, destacamos:
🎥 Observatório de Educação Popular em Saúde e Realidade Brasileira: articula práticas de educação popular, formação crítica e análise da realidade com base nos territórios.
🌊 Grupo Observatório da Pesca Artesanal: dá visibilidade à saúde, aos saberes e aos direitos de comunidades pesqueiras, enfrentando impactos socioambientais e políticas excludentes.
🧭 @vigipopredes – Vigilância Popular em Saúde de Base Territorial: uma rede articulada nacionalmente que impulsiona práticas de vigilância crítica e ações de base junto a comunidades, trabalhadores(as) e o SUS.
Esses exemplos reforçam que cuidar da saúde do trabalhador é também cuidar da democracia, do território e da vida coletiva.


