As experiências subjetivas de professores e estudantes no contexto da transformação digital do ensino superior

PUBLICAÇÕES

Alberto Erich Steimber de Pereira Okada (CRP 01/25.551)

7/15/2025

Como o trabalho remoto afetou a saúde de professores e estudantes durante a pandemia?

Esta pesquisa revela as transformações vividas por docentes e discentes como trabalhadores da educação, frente à digitalização do ensino superior. Uma leitura fundamental para compreender os impactos do home office na formação, no vínculo, no cuidado e na saúde mental.

Alberto Erich S. P. Okada e sua orientadora do mestrado Luciana Campolina

As experiências subjetivas de professores e estudantes no contexto da transformação digital do ensino superior.

A Dissertação de Mestrado em Psicologia de Alberto Erich Steimber de Pereira Okada, defendida no UniCEUB (2023), investiga as experiências subjetivas de professores e estudantes do ensino superior enquanto trabalhadores, diante das mudanças intensas provocadas pela pandemia da Covid-19 e pela digitalização da educação, comparando as experiências de mudança do ensino presencial para o remoto e logo após pandemia da COVID-19, do ensino remoto ao presencial.

Com base na Teoria da Subjetividade e no método construtivointerpretativo, o estudo ilumina as dimensões simbólicas e emocionais que atravessam o trabalho docente e discente, revelando como os desafios do home office, a reorganização dos vínculos sociais e a sobrecarga vivida afetaram profundamente a saúde mental, o pertencimento e o sentido do trabalho.

As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) aparecem tanto como ferramentas quanto como fontes de tensão, exigindo novas formas de cuidado e de mediação da aprendizagem. A pesquisa destaca a importância de reconhecer o sofrimento psíquico relacionado ao trabalho e propõe caminhos para uma educação digital mais acolhedora, inclusiva e voltada ao bem-estar dos sujeitos envolvidos.

Este trabalho oferece uma contribuição valiosa para o campo da psicologia da saúde, do trabalho e da educação, ao articular escuta, afeto e participação ativa como fundamentos para lidar com os efeitos da transformação digital e pensar o futuro da educação em tempos de crise e reconstrução.

Palavras-chave: Digitalização da Educação, Trabalho Digital (homeoffice), Experiências Subjetivas, Transformação Digital, Ensino Superior.

📚 Referência ABNT:

OKADA, Alberto Erich Steimber de Pereira. As experiências subjetivas de professores e estudantes no contexto da transformação digital do ensino superior. 2023. xxiii, 143 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento – ICPD, Centro Universitário de Brasília – UniCEUB, Brasília, DF, 2023.
Orientadora: Profª. Dra. Luciana Campolina de Oliveira.
Banca Examinadora: Profª. Dra. Valéria Deusdará Mori; Profª. Dra. Cristina Massot Madeira Coelho; Profª. Dra. Mariana de Oliveira Santos.

Publicações